No dia 28 de agosto de 2011, Santos e Flamengo entraram no gramado da Vila Belmiro para uma das partidas mais memoráveis do futebol brasileiro. Foi o time carioca que venceu, por 5 a 4. Mas foi de Neymar o gol mais bonito de toda a temporada - eleito pela Fifa. O craque santista é o personagem de mais um "Jogos para Sempre".
- Hoje eu sei o que aquele jogo proporcionou para quem gosta de futebol - comentou Neymar.
Ainda no primeiro tempo, com o placar já marcando 2 a 0 para o Santos, o craque da Vila pegou a bola junto à linha lateral e começou a construir "o gol". Driblou Willians e Léo Moura e tocou para Borges, ao ver o meia Renato se aproximando para marcá-lo. A devolução veio de primeira, quando o camisa 11 santista se encontrava centralizado na intermediária de defesa do Flamengo. Protegendo a bola para não perder o domínio, Neymar se aproximou da área flamenguista e aplicou a "meia-lua" no experiente zagueiro Ronaldo Angelim. Após vencer quatro adversários, "só faltavam" pela frente o lateral Júnior César, o outro zagueiro Wellinton e o goleiro Felipe. Nada que um "toquinho" de trivela não pudesse resolver.
- Foi um momento único. Vou levar para o resto da minha vida por ser um brasileiro e ter vencido o prêmio (Fifa Ferenc Puskas) entre os feras do futebol como Messi, Rooney. É um orgulho que eu tenho muito grande.
Naquela noite, o Santos havia saído na frente no placar com Borges antes dos cinco minutos. O atacante repetiu a dose após aproveitar um passe de bicicleta dado por Neymar, tirando o goleiro Felipe da jogada.
- Primeiro tentei marcar de cavada, mas ele defendeu. Eu já tinha percebido o Borges livre. Como eu errei, pensei: "O zagueiro já está indo para o gol, o Borges está sozinho." Então eu dei em direção ao Borges - relembrou.
Após Neymar marcar o golaço, ampliando o placar em 3 a 0 para o Santos, o primeiro tempo daquele jogo ainda guardava fortes emoções. O Flamengo encostou no marcador fazendo dois gols, o primeiro de Ronaldinho Gaúcho e o segundo de Thiago Neves. Elano teve a chance de ampliar em um pênalti. Mas, ao dar a cavadinha, encontrou Felipe parado, no meio do gol, para fazer a fácil defesa. Depois o Flamengo chegou ao empate com Deivid.
- Vi o Deivid jogar muito aqui. Junto com Robinho, foi um dos melhores centroavantes que vi jogar - afirmou Neymar.
Chegou o segundo tempo. Novamente Neymar marcou, recolocando o Peixe na frente.
- Jogada do Léo. Ele dribla para dentro, lança por cima do (David) Braz e a bola acaba desviando. Foi nesse desvio que eu tomo a frente do Braz e dou um tapinha na bola para tirar do Felipe.
Quando parecia que o Santos tinha feito o gol decisivo do jogo, o Flamengo novamente reagiu uma reação. De falta, Ronaldinho Gaúcho empatou o jogo, cobrando rasteiro, enganando a barreira santista, que pulou para cabecear. Depois, em uma jogada de contra-ataque com Thiago Neves, Deivid e R10, o Fla passou à frente no placar com Ronaldinho.
- Até hoje tenho admiração pelo Ronaldinho, sou fã por tudo o que ele faz na carreira, e ele está muito bem no Atlético-MG. E quando você vê um cara desses na sua frente, o admira. E naquele momento, como fã, olhei para ele e falei: "Estou jogando contra o Ronaldinho, é um prazer." Foi uma das melhores partidas da minha vida - concluiu Neymar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário